Define o teu propósito, alcança o sucesso



Hoje gostaria de falar sobre propósito de vida e a importância que tem na definição dos nossos objectivos. Tudo nesta vida começa com "porquê" se você não está a fazer perguntas, então você está a perder uma oportunidade de crescer. Descobrir o seu propósito na vida dá sentido a tudo o que faz, o seu objectivo tornar-se claro e os seus planos para alcançar seus sonhos terá um significado especial. Ter um propósito dá-lhe mais força para superar os obstáculos e as falhas, dá-lhe uma razão para se esforçar mais.


Se você não sabe o seu propósito, a sua razão para fazer o que faz, então eu sugiro que começa a fazer  perguntas. Pergunte-se e dê a resposta mais honesta que conseguir, escreva tudo, ajuda ver as suas respostas por escrito, chegar a uma conclusão torna-se muito mais fácil. Se não conseguir numa primeira tentativa chegar uma conclusão, não se martirize, esta é uma jornada de descoberta e pode levar algum tempo até que você descubra o seu propósito. Eu mesma demorei algum tempo até ter uma visão clara do meu propósito, o importante é não desistir, até porque muitas vezes, como foi no meu caso, o nosso propósito vai-se ajustando e alterando conforme crescemos e nos tornamos pessoas diferentes.

Está na hora de sermos como as crianças, e perguntar qual a razão por detrás de tudo aquilo que fazemos na vida. Você vai surpreender-se com as respostas, com as conclusões, vai ver finalmente que muito daquilo que fazemos não faz sentido. Por vezes isto significa alterar-mos como fazemos as coisas e atribuir um novo significado. O importante é fazer tudo o que fazemos com um objectivo, não vale a pena fazer só porque sim, porque a sociedade assim obriga, porque sempre se fez assim e assado. Tudo isto são tretas, nós temos o poder de gerir a nossa vida como desejar-mos, se temos controle sobre algo nesta vida, é sobre a nossa realidade, a nossa vida.

AS MINHAS PERGUNTAS

Estas são algumas das perguntas que faço a mim mesma, gosto de saber se ainda estou no caminho certo, e para mim estas perguntas fazem sentido. Elabora a tua lista de perguntas, todos os meses senta-te, arranja um papel e caneta e responde honestamente. Só assim saberás se continuas no caminho certo. Depois toma uma atitude, elabora o teu plano de acção. Começa já a fazer as alterações necessárias. 

1. Qual a minha paixão, o que adoro fazer?
2. Estou a viver a minha vida de acordo com os meus objectivos?
3. Qual a actividade que faria mesmo sem receber dinheiro?
4. Se eu pudesse exercer qualquer profissão, qual seria?
5. O que procuro receber da minha carreira de sonho?
6. Quais os meus objectivos de vida?
7. Onde me vejo em 5 anos?
8. O que gostaria de mudar na minha vida, na minha forma de ser?
9. Que tipo de pessoa sou agora?
10. Que tipo de pessoa quero ser?

Portanto agora vai, faz perguntas e procura as tuas respostas. Lembra-te de escrever tudo, escrever num papel dá um significado importante de realidade e põe o nosso cérebro a funcionar.