Como organizar o seu dia



Para complementar o post da agenda personalizada, decidi mostrar-vos como podem organizar o seu dia. A vida está cheia de eventos imprevisíveis e o nosso dia nunca irá ser o dia ideal onde conseguimos cumprir todos os nossos deveres exactamente como planeamos. Temos de ser flexíveis, temos de deixar espaço para as coisas que não havíamos planeado. Mesmo assim, é imprescindível que tenhamos um plano para o nosso dia. Um dia sem rumo não nos levará a lado nenhum.



Quando devo organizar o meu dia?

Evite começar o dia sem um plano, é importante encarar o dia de forma positiva, e termos as nossas prioridades e actividades organizadas ajuda a criar um dia produtivo de sucesso. Podemos planear a semana ou um dia de cada vez, se assim for devemos fazê-lo no dia anterior. 

Quanto tempo para cada objectivo

Por mais motivante que seja um projecto ou objectivo, é importante dedicar apenas 50 minutos de cada vez ao nosso trabalho. Trabalhe durante 50 min. e depois faça uma pausa de 5-10 minutos. Faça seja o que for, mas levante-se, mexa-se e respire fundo. Depois volte ao trabalho com uma mente mais fresca e pronta para se concentrar.

Evite distracções

Eu sei que é tentador verificar o nosso e-mail e outras mensagens antes de começarmos a trabalhar. Vamos só ver se tem algo importante e depois perdemo-nos em coisas que naquele momento não são verdadeiramente importantes. Evitar distracções tem de se tornar um hábito, quando damos por nós, perdemos 30 minutos em algo sem importância!

Prioridades

Parece-nos apelativo tratar das pequenas coisas primeiro, tratar do que nos parece mais fácil. Este é um erro comum, devemos tratar primeiro dos assuntos mais importantes e de que menos gostamos. O mais provável é deixarmos sempre as coisas mais chatas, complicadas e importantes para serem feitas em ultimo lugar ou até para o dia seguinte! Temos de nos habituar a fazer o que realmente importa primeiro, as coisas mais difíceis e chatas. Isto é uma questão de hábito, como tudo.

Como decidir o que realmente importa?

Cada pessoa terá as suas prioridades, os seus projectos e motivações. Eu por exemplo gosto de priorizar o trabalho em que tenho de ser criativa. Gosto de começar pela manha, com a mente fresca e sem distracções. Se for para escrever um post da tarde, o mais provável é que já não consiga me concentrar. Decida o que realmente é importante fazer primeiro, o que não pode esperar para mais tarde. Experimente e faça ajustes, não existe uma fórmula perfeita, cada um de nós terá de criar a fórmula perfeita para nós próprios. 

Adaptação

Adapte as prioridades e eventos de acordo com o decorrer do seu dia. O que pode esperar para ser feito amanha, que assim seja. O importante é manter o dia fluido, sem stress ou complicações.